Convergências entre a Ciência da Informação e as Ciências Cognitivas

Autores

  • Aida Varela Universidade Federal da Bahia
  • Marilene Lobo Abreu Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Apresentam-se as convergências entre a Ciência da Informação e as Ciências Cognitivas, buscando argumentos e fundamentos para fomentar e produzir o saber e o fazer, potencializando estudos e aproximações. Para tal, reflete-se sobre conhecimentos e necessidades, os principais representantes das correntes cognitivas, como substrato aos processos de recuperação, compreensão, reflexão e criticidade essenciais à construção do conhecimento científico, com destaque para o domínio dos vários níveis de leitura para buscar e usar a informação. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, com estabelecimento de diálogos com autores clássicos e contemporâneos das áreas em questão. Conclui-se que é preciso se destacar o caráter paradigmático, bem como outras dimensões das construções conceituais e práticas das duas áreas em foco, principalmente concentrar as pesquisas nos estudos cognitivos para subsidiar a busca da informação com autonomia e garantia de desenvolvimento pessoal, com maior contribuição num contexto de constantes mudanças.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Ciências Cognitivas. Convergências.

Link: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/2968/2693

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aida Varela, Universidade Federal da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Ciência da Informação, Cognição e Construção do Conhecimento (Cognicic).

Marilene Lobo Abreu Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Professora aposentada pelo Instituto em Ciência da Informação da UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Ciência da Informação, Cognição e Construção do Conhecimento (Cognicic).

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos