A mediação do profissional da informação como ponte para decisões mais democráticas no campo das políticas públicas no Brasil
Resumo
Considerando a ciência da informação um campo interdisciplinar, buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial as de informação e tecnologia. Como objetivo, destacamos as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação, elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade e principalmente neste universo governamental. O estudo apresenta características de pesquisa fundamental e aplicada. No primeiro caso, nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas neste projeto, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento dos profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas.
Palavras-chave: Políticas públicas de informação e tecnologia. Profissional da informação. Avaliação de políticas públicas. Tecnologias de informação e comunicação.
Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/6020