A competência em informação como um fator relevante para a organização do conhecimento: inter-relação entre padrões belluzzo e as categorias das taxonomias de bloom na organização do conhecimento
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a competência em informação como um fator importante no processo de organização do conhecimento. Os procedimentos metodológicos são desenvolvidos a partir de uma revisão de literatura sobre Organização do Conhecimento e a Taxonomia de Bloom, e também, sobre a Competência em Informação e Padrões Belluzzo para medir esta competência e realizar a inter-relação desses domínios. Esse trabalho é um tema importante para a ciência da informação, demonstrando a interdisciplinaridade entre a competência em informação e a organização do conhecimento, temas estudados, normalmente, de maneira isolada pela área da Ciência da Informação. Como discussão apresenta-se uma adaptação da Taxonomia de Bloom aplicando-a ao profissional da informação, que objetiva o desenvolvimento cognitivo e é interpretada como um processo de organização do conhecimento, assim como sua inter-relação com os padrões Belluzzo que é utilizado para medir a competência em informação. Por fim, conclui-se que essa inter-relação proposta demonstra que a competência em informação contribui com a atuação do profissional da informação no processo de organização e representação do conhecimento, proporcionando a capacidade de acessar, avaliar, usar, contextualizar e flexibilizar os conhecimentos para melhor representar e organizar outros conhecimentos.
Palavras-chave: Organização do Conhecimento. Competência em Informação. Taxonomia de Bloom. Competência do Profissional da Informação.
Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5990