Gestão de marketing em unidades de informação: estudo de caso do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP)

Autores

  • Fábio Coelho Bragança Elias UNIMEP
  • Rosana Zaccaria Borges Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo

As unidades de informação (arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação) são organizações envolvidas com os processos de gestão da informação relativos às diversas etapas do ciclo da informação como a coleta, o tratamento, a disseminação e o uso da informação. Estas entidades têm a corresponsabilidade no processo de recuperação da informação em benefício da divulgação científica, tecnológica, cultural e social, bem como testemunho administrativo, jurídico e histórico. Possuem caráter formativo, de prestação de serviço. Comumente, estas instituições não visam ao lucro; todavia, precisam atrair, conquistar e manter usuários. O marketing, embora esteja ligado ao campo da Ciência Administrativa, também pode e deve ser aplicado na área da Ciência da Informação. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a incorporação do marketing na gestão de unidades de informação como estratégia para a difusão do acervo e dos serviços prestados, tendo como estudo de caso o Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Os resultados demonstram que através da gestão de marketing, com suas diferentes ferramentas e técnicas, o Centro de Documentação e Arquivo pôde identificar sua missão, o público que atende e o seu comportamento de busca de informação; a ações de comunicação de marketing direcionou esforços para agregar valor à informação, para aprimorar a relação com o público, para atrair e fidelizar usuários e para o posicionamento da imagem institucional. A unidade diversificou a oferta de atividades e aderiu ao uso de canais inovadores de difusão, como as redes sociais, promovendo aumento considerável no número de usuários, qualificando a atuação da instituição na cidade. A experiência do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba poderá servir de incentivo para adoção da gestão de marketing por outras unidades de informação. O estudo faz parte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Administração e Marketing, no Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Palavras-chave: Estratégias de Marketing. Unidades de Informação. Gestão da Informação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_nesp/racin_v4_nesp_artigo_0090-0105.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Coelho Bragança Elias, UNIMEP

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Rosana Zaccaria Borges, Universidade Metodista de Piracicaba

Profa. Rosana Borges Zaccaria graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado e em Comunicação Social e doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação e atua nas áreas de: marketing e criatividade, publicidade e propaganda, projeto experimental, comunicação interna e comunicação empresarial. É professora do PPGA ? Programa de Mestrado em Administração Profissional da Unimep e dos cursos de especialização Lato Sensu: MBA Marketing; MBA Marketing e Gestão de Negócios e MBA em Gestão Digital e Mídias Sociais. Membro dos grupos de Pesquisa Marketing e Estratégia e Comunicação na era digital: cultura, cultura, estética e linguagem. É consultora em projetos de comunicação.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos