Os caminhos do documento digital: a produção, a segurança e a preservação digital em instituições do Poder Público da Paraíba

Autores

  • Jaína Elissa Soares Freires UEPB
  • Josemar Henrique de Melo UEPB

Resumo

Os avanços tecnológicos proporcionaram a criação e utilização dos documentos arquivísticos digitais pelas instituições e essa tendência torna-se crescente a cada dia. Nesta perspectiva o problema que orientou a pesquisa tem a seguinte formulação: Como os documentos arquivísticos digitais estão sendo produzidos e preservados pelas instituições do poder público na Paraíba? Nosso Objetivo foi analisar como os documentos arquivísticos digitais estão sendo produzidos, protegidos e preservados. Após a realização de uma pesquisa exploratória, qualitativa e de campo, com uma abordagem comparativa, este trabalho nos mostra um panorama da situação dos documentos digitais nas instituições do poder público da Paraíba dando subsídios para o aprimoramento e desenvolvimento de melhorias no trato dos documentos arquivísticos digitais.

Palavras-chave: Arquivologia. Documento Digital. Produção documental. Preservação digital.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_nesp/racin_v4_nesp_artigo_0912-0932.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaína Elissa Soares Freires, UEPB

Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Josemar Henrique de Melo, UEPB

Professor do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UEPB. Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal), com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos