Fundamentos teóricos da representação do conhecimento e da informação: uma discussão sobre o indexador

Autores

  • Dilza Ramos Bastos Fundação Casa de Rui Barbosa/Funcionária
  • Ana Paula Lima dos Santos Universidade Federal Fluminense/Fundação Casa de Rui Barbosa-Bolsista
  • Lourdes Maria dos Santos Fundação Casa de Rui Barbosa-Bolsista

Resumo

Discorre sobre a representação do Conhecimento e da Informação e atesta a importância do indexador no processo de busca/recuperação da informação. Apresenta um breve histórico sobre a indexação, diferenciando a indexação pré-coordenada e pós-coordenada. Como metodologia na elaboração do artigo foi empregada a Revisão de Literatura. O trabalho tem como objetivo refletir sobre o profissional indexador e suas atividades no âmbito da recuperação da informação e sua importância para a sociedade da informação contemporânea. Conclui ressaltando a importância do permanente estudo da indexação por parte dos profissionais atuantes nesse processo, visando à melhoria da recuperação da informação e produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilza Ramos Bastos, Fundação Casa de Rui Barbosa/Funcionária

Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFF (2006). Especialista em Docência Superior pelo ISEP (2000). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1977). Possui experiência na área de gestão da informação, atuando principalmente em análise documentária e representação da informação em sistemas informatizados. Foi bibliotecária do Departamento Regional, do SENAI/RJ (1985-1999). Participou na elaboração e no desenvolvimento de diversos projetos voltados à gestão da informação, tendo como referencial os princípios da Qualidade Total. Em 2002, ingressou como servidora pública na Fundação Casa de Rui Barbosa, passando a chefiar o Serviço de Biblioteca da instituição em setembro de 2008. Endereço postal: Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro. CEP: 22260-000. Tel.: (21) 3289-4600. 

Ana Paula Lima dos Santos, Universidade Federal Fluminense/Fundação Casa de Rui Barbosa-Bolsista


Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense - (PPGCI-UFF). Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Em 2011-, ingressou como Bibliotecária da Superintendência de Documentação - Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF. Em 2014-2015, atuou como Professora Substituta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Em 2016-, ingressou como Bolsista do Programa de incentivo a pesquisa na Fundação Casa de Rui Barbosa. Endereço postal: Av. Rio Branco s/n. São Domingos, Gragoatá, CEP 24020-006 - Niterói, RJ. 

Lourdes Maria dos Santos, Fundação Casa de Rui Barbosa-Bolsista

Mestranda em Biblioteconomia na UNIRIO. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: informação jurídica, Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED, Documento Eletrônico e Gestão da Informação. Atualmente é Bolsista do Programa de incentivo a pesquisa na Fundação Casa de Rui Barbosa. Endereço postal: Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro. CEP: 22260-000. Tel.: (21) 3289-4600.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento