Compartilhamento de informação e socialização do conhecimento tácito por meio de ambientes virtuais: uma análise na comunidade do SIGAA/UFPB

Autores

  • Noadya Tamillys Oliveira Duarte Gerbasi
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta comunicação é parte dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação cujo objetivo geral foi analisar a ocorrência do compartilhamento de informações e conhecimentos, na comunidade virtual do SIGAA, entre os agentes de pessoas da UFPB. Apresentam-se os resultados dos objetivos específicos, os quais buscaram identificar os recursos tecnológicos da comunidade virtual que viabilizam o compartilhamento de informações e a socialização de conhecimentos e verificar como esses recursos estão sendo usados de maneira favorável ao compartilhamento e à socialização. Caracteriza-se como um estudo de caso do tipo descritivo, empregando a técnica da observação direta intensiva. Surge de reflexões teóricas da gestão da informação e do conhecimento sobre os aspectos intervenientes no compartilhamento de informações e conhecimento no âmbito organizacional, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação virtuais. Entre os resultados, constatou-se que a comunidade virtual oferece opções de recursos que possibilitam o compartilhamento de informações, mas foi considerada limitada no que concerne à socialização de conhecimento tácito. Percebeu-se, ainda, que a comunidade não tem sido usada de maneira frequente pelos agentes, uma vez que os registros de compartilhamento não apresentaram os mesmos índices nos anos posteriores à criação do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noadya Tamillys Oliveira Duarte Gerbasi

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas "Informação, Aprendizagem e Conhecimento" (GIACO).

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas GIACO.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento