As Polîticas de informação e a construção da identidade profissional: um analise contextual da criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD)

Autores

  • Thayron Rodrigues Rangel Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Ricardo Medeiros Pimenta PPGCI IBICT - UFRJ

Resumo

Enquanto parte da dissertação de mestrado em andamento, este artigo busca analisar o contexto de surgimento das Políticas de Informação desde a criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), bem como sua reflexividade na construção da identidade dos profissionais de informação em Biblioteconomia e Documentação. Compreendidas por fatores sociais, tecnológicos, culturais e demais interesses econômicos, as Políticas de informação se justapõem às linhas de força que corroboram a construção da identidade dos profissionais de informação, fluida e dinâmica. Os procedimentos metodológicos de natureza qualitativa e exploratória, foram realizados a partir de oito etapas que compreendem desde levantamento e pesquisa bibliográfica, a análise de documentos primários e realização de história oral e, a inserção no Projeto Memórias Cientificas: História Oral da Ciência da Informação no Brasil. Acredita-se que com o desenvolvimento deste estudo, seja possível compreender o contexto e os fatores que moldaram a construção da identidade dos profissionais em loco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayron Rodrigues Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestrando em Ciência da Informação do PPGCI-IBICT/UFRJ, Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Graduado em Biblioteconomia com ênfase em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014), Pós Graduando em Gestão de Documentos e Informação - Teoria e Prática Arquivística pela Faculdade Integrada AVM com Extensão Universitária em Estrutura de Engenharia em Petróleo, Gás e Derivados (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Instituições de Memória e Documentação, pela FIOCRUZ (2016). Atualmente esta como Diretor de Administração do IFRJ campus Belford Roxo, onde tambem e servidor.

Ricardo Medeiros Pimenta, PPGCI IBICT - UFRJ

Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ).

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Pesquisas em andamento