História da Educação do tempo presente e a Arquivologia

Autores

  • Ramsés Nunes e Silva UEPB
  • Afonso Celso Scocuglia UEPB

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho foi expor e defender a relevância da história da educação do tempo presente para a pesquisa histórico-educacional e suas mediações com a arquivologia. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond (1996), François (1996) e Chartier (1996). A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisas da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando que a abundância delas e a proximidade do pesquisador em relação ao tempo da sua ação não facilitam a pesquisa e não diminuem sua necessária rigorosidade. Os alicerces da história do tempo presente, os desafios, os avanços, suas fontes abundantes e sua aplicação rigorosa constroem uma nova epistemologia para a história da educação e arquivologia, marcada pelas incertezas que referenciam a centralidade da problematização na pesquisa histórica. Toda essa argumentação é reforçada pela ideia originária de que a educação, como prática social, exige de seus pesquisadores a consecução dos depoimentos orais, das informações e de todos os tipos de documentação oriunda dos sujeitos que a fizeram/fazem; portanto, também de uma mediação com a arquivologia como área de reflexão, que se lança sobre os usos e instrumentalidades dos espaços guardiãs da memória e da história educacional. Bem como seara investigativa que inquire protagonistas e suportes documentais, atrelados ao passado e ao presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramsés Nunes e Silva, UEPB

Desenvolve investigações sobre arquivos escolares e práticas educacionais oitocentistas.Atualmente é professor atrelado ao departamento de Arquivologia da UEPB.

Afonso Celso Scocuglia, UEPB

Desenvolve largo estudo na área da história da educação com ênfase nas trajetórias estudantis e docentes na ditadura militar.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Pesquisas em andamento