Informação de interesse para deficientes visuais e profissionais da informação: proposta ao Portal LTi

Autores

  • Ana Sara Pereira de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Isa Maria Freire UFPB

Resumo

O presente texto tem como finalidade comunicar resultados parciais de projeto de mestrado em Ciência da Informação, andamento. Têm-se como objetivos, na pesquisa, mapear, na interne, blogs direcionados à pessoa com deficiência visual ou de interesse para profissionais que trabalham no seu atendimento, bem como verificar na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) artigos e comunicações relacionados à pessoa com deficiência visual. Com uso de mecanismo de busca da Brapci, recuperamos 79 itens de informação sobre a temática da pesquisa, usando-se para os blogs uma parametrização da raíz quadrada resultando em 77 itens de informação. Na presente comunicação, apresentamos fontes de informação relacionadas ao público contemplado na pesquisa,, enfatizando os blogs e a produção científica indexada na Brapci. Ao final da pesquisa, esperamos propor, ao Portal LTi, uma página com informações para deficientes visuais e profissionais que trabalham no seu atendimento, em especial os profissionais da informação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Pereira de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas pelo AVM EDUCACIONAL LTDA., Brasil. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento