Informação, patrimônio e memória institucional: a experiência do curso de especialização em cultura e arte barroca em Ouro Preto

Autores

  • Neide Nativa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo corresponde ao resultado parcial da pesquisa e análise sobre o Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca (CECAB), oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto. O aporte teórico foi fundamentado em três pilares: a questão conceitual de Patrimônio e Cultura Barroca, fundamental para o entendimento do objeto da pesquisa, a constituição da Memória, enquanto espaço de sedimentação do saber e a Ciência da Informação, como suporte para a construção e interlocução das narrativas de memória. No recorte aqui apresentado o objetivo consistiu em investigar, analisar e elucidar as informações sobre o acervo de monografias de conclusão de curso produzidas pelos alunos, com vistas a apreender o seu papel e contribuição enquanto instância educativa e de produção de conhecimentos na temática do patrimônio cultural. A metodologia consistiu na identificação das monografias e de seus autores, no estudo da abrangência temática dos assuntos pesquisados e a investigação sobre as dissertações, teses e livros que tiveram as suas origens a partir de pesquisas iniciadas na elaboração das monografias. Os resultados mostraram que o curso produziu duzentas monografias com abordagens diversas sobre a cultura e arte do Período Colonial brasileiro, sendo que trinta e seis delas tiveram continuidade como pesquisa de mestrado, doutorado ou publicação de livro. A pesquisa evidenciou a relevância do CECAB para a formação de especialistas e na produção de conhecimento científico sobre o patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para ampliar as reflexões neste campo específico.

Palavras-chave: Informação e memória. Patrimônio cultural. Memória institucional. Conhecimento científico. Cultura e Arte barroca.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/31192/17814

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Nativa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação - UFMG

Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação. Professora da ECI/UFMG

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos