Expressão científica de Mato Grosso na pesquisa brasileira sobre indicadores socioambientais no agronegócio na base de dados Cab Abstracts

Autores

  • Maykon Jesse Barbieri de Camargo Universidade do Estado de Mato Grosso Rural Soluções e Serviços Ltda
  • Dejânia Vieira de Araújo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rogério Mugnaini Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de avaliar a expressão científica de Mato Grosso na pesquisa brasileira sobre indicadores socioambientais no agronegócio por meio dos indicadores bibliométricos, utilizou-se como fonte os artigos de periódicos indexados na base de dados Cab Abstracts entre 2005 e 2014. Os principais resultados encontrados foram a evolução por ano; a distribuição no Brasil em termos de regiões, estados e municípios; a produção dos autores que mais publicaram; as instituições publicadoras dos trabalhos; e os periódicos mais utilizados. Com os resultados foi possível verificar que o tema estudado vem ganhando espaço na comunidade científica e representatividade nos últimos anos, situação que não ocorre com o Estado de Mato Grosso, pois este não possui trabalhos indexados na base de dados estudada.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Meio Ambiente. Agricultura. Bibliometria.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n48p73/33030

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykon Jesse Barbieri de Camargo, Universidade do Estado de Mato Grosso Rural Soluções e Serviços Ltda

Mestre em Meio Ambiente e Sistema de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Administrador da Rural Soluções e Serviços Ltda

Dejânia Vieira de Araújo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso do Departamento de Agronomia, Campus de Tangará da Serra/MT; do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção – PPGASP e do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas – PGMP.

Rogério Mugnaini, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo, na Escola do Comunicação e Artes e do Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação – PPGCI.

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos