O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas

Autores

  • Diana Marcela Bernal Ramírez Universidade Estadual de Londrina
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar estudos de casos de sucesso do uso da abordagem do Design Thinking (DT) em bibliotecas e teve como objetivo estudar o Design Thinking através da história, as fases que compõem esta abordagem de inovação, bem como a importância da fase da prototipagem, e a relevância do Design Thinking na Ciência da Informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram pesquisadas bases de dados para a coleta de informações pertinentes, como artigos de periódicos da Capes, livros e páginas de internet. Como resultado da análise das informações se conseguiu identificar a importância do DT na área da Ciência da Informação e as vantagens que pode representar esta nova abordagem no contexto acadêmico e de negócios.

Palavras-chave: Design Thinking. Bibliotecas. Origem do Design Thinking. Fases do Design Thinking. Ciência da Informação.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p59/34048

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Marcela Bernal Ramírez, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UEL

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina

Professora Do Departamento de Ciência da Informação da UEL

Publicado

2017-10-04

Como Citar

Ramírez, D. M. B., & Zaninelli, T. B. (2017). O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36536

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos