O laboratório de práticas integradas na formação do catalogador e classificador: experiências no curso de biblioteconomia da UEL

Autores

  • Simone Borges Paiva Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Cristina de Albuquerque Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a essencialidade das disciplinas de Catalogação e de Classificação nos currículos de Biblioteconomia, uma vez que a sua permanência, em virtude das cargas horárias suficientes mantidas nas matrizes curriculares dos cursos, tem se mostrado um desafio ao longo dos anos. Nesse sentido, é imprescindível que sejam pensadas alternativas capazes de oferecer aos bibliotecários em formação os devidos conhecimentos sólidos acerca do aporte teórico da área, bem como as habilidades pragmáticas necessárias para a manipulação dos recursos informacionais contemporâneos. Assim, se apresenta o Laboratório de Práticas Integradas do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (LPI) como uma alternativa educacional proposta pelo Departamento de Ciência da Informação para existir não apenas como um complemento, mas também enquanto espaço de experiências inovadoras no processo de formação dos estudantes.

Palavras-chave: Laboratório de Práticas Integradas. Ensino de Catalogação. Ensino de Classificação. Organização da Informação.

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/6485/4439

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Borges Paiva, Universidade Estadual de Londrina

Professora Colaboradora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina

2 Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos