A ciência da informação e sua contribuição para a avaliação do conhecimento científico

Autores

  • Gonzalo Rubén Alvarez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O estudo objetiva compreender a importância da contribuição da Ciência da Informação para a avaliação da produção do conhecimento científico a partir de uma pesquisa bibliográfica. Apresenta a evolução histórica da área abordada, a sua relação com as medições quantitativas da ciência e as técnicas de análise estatística: bibliometria e cientometria. Conclui que a Ciência da Informação, a partir da definição de leis e teorias, fez contribuições valiosas para a avaliação do conhecimento científico porque possibilita o entendimento do comportamento e a estrutura da produção científica utilizada nas análises métricas que se encontra indexada nos sistemas informatizados.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Teoria Matemática da Informação. Avaliação do conhecimento científico. Bibliometria. Cientometria.

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5987/4618

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gonzalo Rubén Alvarez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando pelo Programa de Pós -
Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência da Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Bacharel em Biblioteconomia pela FABICO/UFRGS.

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Information Studies pela University of Sheffield, Inglaterra. Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos