Modelo para desenvolvimento Objetos de Aprendizagem: desenvolvimento de curso sobre sistema de publicação científica para editores

Autores

  • Ronnie Fagundes de Brito
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT).
  • Andrea Fleury Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT).

Resumo

A modalidade à distância tem se transformado numa opção viável para repasse de conhecimentos, diante da evolução tecnológica. Entretanto, o desenvolvimento de cursos on-line ainda é um desafio, na medida em que requer uma variedade de profissionais, com perfis distintos. No sentido de facilitar esse desenvolvimento, o presente estudo descreve um modelo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, com aplicação em um curso voltado à ferramenta deeditoração científica. Trata-se de um estudo aplicado, apresentando como resultado um material instrucional implementado, utilizando técnicas que facilitam sua reprodução, com uma metodologia baseada na criação e utilização de rótulos (tags), comuns na informática atual. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de objetos para aprendizagem por equipes diversas, de forma portável e iterativa. Com isso, contribui-se com a interdisciplinaridade no desenvolvimento de materiais aplicados em ambientes de ensino a distância.

Palavras-chave: objetos educacionais; hipermídia; design instrucional

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/6659

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronnie Fagundes de Brito

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT).

Tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT).

Andrea Fleury, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT).

Assistente de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT).

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos