Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais

Autores

  • Jussara Borges
  • Gleise Brandão

Resumo

A proposta deste ensaio é discorrer sobre a evolução do conceito subjacente à competência em informação sem a pretensão de abarcar todos os pontos de vista sob os quais o conceito tem sido concebido. Acredita-se que a interação propiciada pelas tecnologias de informação e comunicação pressionam o conceito no sentido da inclusão de aspectos como a relação de comunicação com o outro. Assim, defende-se a promoção de um modelo que procura acrescentar à competência em informação o aspecto comunicativo, levando à proposta das competências infocomunicacionais. Enfatiza-se a necessidade de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas competências a partir da conectividade e da meta-aprendizagem, aspectos defendidos pelo conectivismo e pela metaliteracy. As reflexões em torno da aproximação das competências infocomunicacionais a esses dois conceitos possibilitam avançar quanto às discussões a respeito da evolução do conceito de competência em informação para uma perspectiva metacognitiva, interativa e colaborativa.

Palavras-chave: Competência em informação. Competência em comunicação. Competências infocomunicacionais. Conectivismo. Metaliteracy.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3839/3179

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-10-19

Como Citar

Borges, J., & Brandão, G. (2017). Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36577

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos