Planos de classificação em arquivos: estudo comparativo de Planos de Classificação no cenário Brasileiro, Espanhol e Português

Autores

  • Thiago Roberto Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O propósito desta pesquisa mostra um estudo comparativo de Planos de Classificação arquivística no cenário do Brasil, Portugal e Espanha. Trata-se de uma pesquisa documental, caracterizando-se como descritiva e bibliográfica. O instrumento de coleta das informações foi um documento da Agência Nacional de Energia Elétrica contendo o Plano de Classificação do órgão e também documentos da Administração Local de Portugal e O Cuadro de Clasificación de Fondos para a Administração Local da Espanha, além do Cuadro general de clasificación archivística. Por meio de estudos comparativos destes Planos de Classificação, análise dos dados contidos nesses documentos e revisão bibliográfica foi possível de apontar características em comum entre os Planos de Classificação em cada país, assim como as diferenças e os pontos positivos e negativos.

Palavras-chave: Arquivos; Classificação; Classificação arquivística; Planos de Classificação

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/6588/4614

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Roberto Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia de Produção. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos