A competência informacional dos técnicos da biblioteca central da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores

  • Rosa Manuela Teixeira Pinto Munguambe Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0003-0583-2132
  • Gustavo Henrique Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

Analisa a influência das tecnologias de informação na competência informacional dos bibliotecários da Biblioteca Central Eduardo Mondlane em Moçambique (BCE), no processo de busca de informação com vista a proporcionar a satisfação da demanda dos usuários da maior e mais antiga instituição de ensino superior pública do país, a Universidade Eduardo Mondlane. Ressalta a necessidade da qualificação dos bibliotecários, enfatizando a competência informacional em tecnologias digitais de informação e comunicação, como instrumento que o habilita a responder a demanda da atual sociedade da informação que presa pela observação do tempo real e espaço real na satisfação do usuário. Entretanto, para a realização do estudo seguiu-se o método de pesquisaação, que constitui um tipo de pesquisa centrado na questão do agir e supõe uma participação dos interessados no próprio estudo que neste caso contou com os próprios funcionários da BCE. Conclui pela convergência da competência informacional e das tecnologias de informação, e pela criação de uma política de informação no contexto do regime de informação local.

Palavras-chave: Competência informacional. Tecnologia da informação. Biblioteca universitária. Políticas de informação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_n2/racin_v4_n2_artigo04.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Manuela Teixeira Pinto Munguambe, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bolsista, nível Doutorado, do Programa PEC-PEG em convênio com o Programa de PósGraduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM, 2010), Moçambique.

 

Gustavo Henrique Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor associado I do Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos