Comunicação científica na arquivologia: análise da produtividade e temáticas abordadas nos periódicos da área (2007-2015)

Autores

Resumo

Análise quantitativa da produção científica na Arquivologia brasileira, a partir das revistas Acervo, Ágora, Informação Arquivística e Archeion Online, identificando as mudanças ou continuidade nos processos de comunicação científica na área. A pesquisa objetivou levantar os assuntos mais tratados nos periódicos escolhidos, através das palavras-chave e com a localização dos autores mais produtivos no período entre 2007 e 2015. Estudos de José Maria Jardim e Jayme Vilan Filho, que fizeram levantamentos relacionados entre os anos 1990 e 2000, foram analisados para fim de comparação sobre as mudanças no contexto arquivístico ao longo dos anos. Os resultados obtidos apontam um aumento de publicações na área, uma maioria de autores mestres e doutores, publicações por autor em conformidade com a Lei de Lotka, alta incidência de trabalhos relacionados aos temas lei de acesso a informação, gestão de documentos, novas tecnologias e memória, presença de estrangeiros e pesquisadores de diferentes graduações entre os autores mais produtivos, e carência de periódicos específicos em Arquivologia no Brasil, sugerindo a necessidade da expansão de canais formais de comunicação científica pela arquivística brasileira.

Palavras-chave: Comunicação científica. Periódico científico. Bibliometria. Arquivologia.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_n2/racin_v4_n2_artigo07.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Júnior Silva Barros, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Roberto Lopes Santos Junior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor adjunto na escola de Arquivologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2009). Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2003).

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos