Organização e automação de acervo do Centro de Memória da Faculdade de Medicina

Autores

Resumo

Este artigo é um relato de experiência que visa a apresentar a organização de livros antigos no Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (CEMEMOR), sua sistematização e início da informatização. Este acervo já passou por diferentes tentativas e fases de organização, o processo já foi modificado e refeito diversas vezes por causa da descontinuidade de equipe.Apresenta-se o processo do trabalho desenvolvido na biblioteca, a proposta de critérios e procedimentos estabelecidos na nova tentativa de organização e a importância da apresentação da política de formação e desenvolvimento do acervo a comunidade, esta ação fundamenta-se como principal para o maior êxito do processo de organização. Mostra os benefícios da informatização do acervo e as dificuldades e obstáculos encontrados neste processo. Cabe destacar a importância da visibilidade dos títulos proporcionada pela automatização. Observa-se que o maior desafio não é a tecnologia, uma vez que o software Pergamum, sistema integrado de Bibliotecas comercializado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi disponibilizado ao acervo. Destaca-se como grande ponto fraco na organização desta biblioteca a falta de recursos humanos, bibliotecários e auxiliares de biblioteca, preferencialmente do quadro técnico da universidade, para preservar os procedimentos adotados e impulsionar as atividades e serviços proporcionados pelo espaço.

Palavras-chave: Acervo raro. Organização do acervo. Automação de acervo. Centro de memória.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_n2/racin_v4_n2_artigo08.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Vieira Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação (2008) e Graduada em Biblioteconomia (2001) pela UFMG.

Luciano Amedée Peret Filho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor associado IV do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor, Mestre e Graduado em Medicina (1996) pela UFMG.

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos