A temática diversidade sexual na Ciência da Informação: a perspectiva da responsabilidade social

Autores

  • Raimundo Nonato Ribeiro Santos Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0003-0583-2132
  • Maria das Graças Targino Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa bibliográfica sobre a produção científica brasileira no campo da Ciência da Informação acerca da temática diversidade sexual. Consideram-se as reflexões epistemológicas acerca da responsabilidade social da Ciência da Informação. Empiricamente, é visível que a posição dos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros possui pouca ou nenhuma representatividade na literatura da área da Ciência da Informação, em termos de Brasil. O levantamento bibliográfico foi realizado na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, em agosto de 2016. O contexto teórico-conceitual relaciona a responsabilidade social da Ciência da Informação com a questão da diversidade sexual. Os resultados apontam que a Ciência da Informação brasileira ainda tem pouca produção acerca da temática da diversidade sexual e indivíduos LGBT, necessitando atuar mais nessa questão haja vista a diversidade ser também um elemento para a construção da responsabilidade social de um campo científico.

Palavras-Chave: Ciência da Informação; Responsabilidade Social; Diversidade Sexual.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/57/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ribeiro Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Especialista em Gestão Universitária (UFC). Bacharel em Biblioteconomia (UFC). Bibliotecário na Biblioteca Central do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Editor da revista Perspectiva Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Editor do Blog De Olho na CI, projeto vinculado ao Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes Informacionais (UFC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Bibliotecas Universitárias, Competência em informação, Metodologia Científica, Educação de Usuários, Normalização Científica e Comunicação Científica.

Maria das Graças Targino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado em jornalismo junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), ano 2007. Atuou como pesquisadora junto ao referido Instituto / USAL, de março de 2010 a julho de 2011. 

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos