O desempeno inovador de agências de publicidade e sua relação com a gestão do conhecimento e condições organizacionais de inovatividade e criatividade

Autores

  • Cicero Aparecido Bezerra Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • André José Ribeiro Guimarães Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Resumo

A presente pesquisa objetiva identificar a existência de associações entre as condições habilitadoras da inovação, os aspectos capacitadores da gestão do conhecimento, as condições ambientais para a criatividade organizacional e o desempenho inovador das empresas de publicidade. Trata-se de um trabalho situado na fronteira dos estudos descritivos e exploratórios, que emprega métodos quantitativos bi e multivariados para tornar explícitas as conexões buscadas. Os resultados evidenciam relações diretamente proporcionais entre os aspectos capacitadores da gestão do conhecimento, as condições habilitadoras da inovação e da criatividade e o desempenho inovador das empresas pesquisadas. Conclui com a consolidação de modelos distintos que se integram ao explicarem o desempenho inovador, a partir dos elementos de gestão do conhecimento, criatividade e inovatividade organizacionais.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Inovatividade. Criatividade. Desempenho inovador. Agências de publicidade.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26315/17909

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Aparecido Bezerra, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

André José Ribeiro Guimarães, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos