Sistemas de informações para gerenciamento de riscos corporativos em controladoria: um estudo bibliométrico na base de dados SCOPUS

Autores

  • Eduardo Vieira do Prado Faculdade Santa Lúcia Mogi Mirim, Brasil.
  • Valéria Rueda Elias Spers Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.
  • Clovis Luis Padoveze Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.
  • André Luis Bertassi Universidade Federal de São João del Rei, Brasil.
  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth Universidade Federal de São João del Rei, Brasil.

Resumo

Nos últimos anos, as organizações vêm sendo demandadas a implantar boas práticas de Governança Corporativa por meio de princípios como: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Dentre as boas práticas de Governança Corporativa destaca-se o Gerenciamento de Riscos Corporativos (GR), as quais visam planejar e desenvolver estratégias para minimização das exposições que cercam as organizações e consequentemente uma melhor preparação para aproveitamento das oportunidades existentes. No entanto, O GR somente pode ser aplicado se os tomadores de decisão tiverem informações no tempo e forma adequadas. Neste contexto, a área de Controladoria possui papel fundamental, visto que possui uma posição estratégica nas organizações na estruturação de sistemas de informações para planejamento e controle. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral mapear as pesquisas sobre o papel da Controladoria na estruturação de sistemas de informação para GR. Como procedimento metodológico utilizou-se: Pesquisa bibliográfica sobre os temas Controladoria e GR; Pesquisa exploratória para levantamento bibliométrico na base de dados Scopus com base na palavra-chave risco em trabalhos divulgados no Brasil e EUA de 2010 a 2015; Análise dos dados por meio do software VOSviewer. Como resultado, dentre as lacunas observadas, destaca-se a inexistência de trabalhos que abordem sobre o papel da Controladoria na estruturação de sistemas de informação para GR, bem como a abordagem de GR nas perspectivas de pessoas, processos e tecnologia.

Palavras chaves: Gerenciamento de Riscos. Controladoria. Sistemas de Informação. Bibliometria.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26824/17915

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Vieira do Prado, Faculdade Santa Lúcia Mogi Mirim, Brasil.

Doutorando em Administração Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Professor da Faculdade Santa Lúcia Mogi Mirim, Brasil.

Valéria Rueda Elias Spers, Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.

Clovis Luis Padoveze, Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.

Clovis Luis Padoveze Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.

André Luis Bertassi, Universidade Federal de São João del Rei, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Professor da Universidade Federal de São João del Rei, Brasil.

Luiz Gustavo Camarano Nazareth, Universidade Federal de São João del Rei, Brasil.

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Professor da Universidade Federal de São João del Rei, Brasil.

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos