Desafios da mit num projecto em humanidades digitais: livros e arquitectura em portugal e na bahia, no cruzamento da história com a ciência da informação
Resumo
Este texto aborda as estratégias metodológicas encontradas para favorecero diálogo interdisciplinar no caso de estudo que aqui se apresenta: o projeto de investigação “Vitruviana Luso-Brasiliensis: O Livro Antigo e a Gravura de Arquitectura nas Principais Unidades de Informação Portuguesas e Bahianas”, resultante de cooperação estabelecida entre o Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e o grupo “G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos” da Unidade de Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia” (UFBA). Em particular, pretende-se aqui observarcomo a introdução das Humanidades Digitais enquanto terceira área de conhecimento neste projetoa ser desenvolvido por duas áreas disciplinares principais– a História da Arquitetura e a Ciência da Informação –articulando-as,parece favorecer a interdisciplinaridade a dois níveis distintos: ao nível supradisciplinar, porestimular o trabalho aberto e colaborativoentre as outras duas disciplinaspor contágio da sua ética própria; ao nível interdisciplinar, por as ferramentas digitais que produz na progressiva expansão do seu campo de saber serem, por si mesmas,capazes de agilizar odiálogo epistemológico.
Palavras-chave: Humanidades Digitais. Interdisciplinaridade. História da Arquitetura. Ciência da Informação. Metodologia.
Link: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/23175/14714