A documentação arquitetônica como uma atividade multi, inter e transdisciplinar

Autores

  • Arivaldo Leão Amorim Universidade Federal da Bahia

Resumo

A documentação arquitetônica consiste no processo sistemático de aquisição, tratamento, indexação, armazenamento, recuperação, disponibilização e divulgação de dados e informações, gráficas e não gráficas, bem como de seus metadados, sobre as edificações. Constitui uma atividade complexa, que para a sua realização conta com uma variedade de disciplinas, de tecnologias e de profissionais. Além das aplicações mais evidentes necessárias ao desenvolvimento dos projetos de conservação e do restauro do patrimônio construído, a documentação arquitetônica desempenha um papel essencial na preservação da memória desse patrimônio. Este é um aspecto por demais relevante dada a impossibilidade da preservação física indefinida de todos os exemplares arquitetônicos significativos, vez que os mesmos estão sob constantes ameaças devido aos mais variados riscos. Por outro lado, a documentação de uma edificação também pode ser entendia como um produto, e que compreende o conjunto de documentos resultantes do processo de documentação. Estes documentos podem ser tão variados quanto: desenhos técnicos que descrevem com precisão a geometria da edificação; esboços cotados; imagens termográficas ou de georadar; fotografias, mosaicos fotográficos, ortofotos, fotos retificadas; panoramas; tours virtuais, nuvens de pontos; modelos geométricos; áudios com entrevistas ou narrativas; animações e vídeos; perspectivas; ilustrações e mesmo as pinturas artísticas. Seja para a realização da documentação enquanto processo, seja para a gestão da documentação enquanto produto, uma série de conhecimentos são empregados para dar conta de todas as atividades que se fazem necessárias. Assim, o presente trabalho apresenta uma ampla visão da documentação arquitetônica, e a sua relação com as várias áreas do conhecimento que lhe provê os recursos necessários ao desenvolvimento das diversas atividades que a compõe, procurando caracterizar o aspecto Multi, Inter e Transdisciplinar que a constitui.

Palavras-chave: Documentação arquitetônica. Tecnologias digitais. Patrimônio Arquitetônico. Preservação da memória. Patrimônio em risco.

Link:https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/23176/14681

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arivaldo Leão Amorim, Universidade Federal da Bahia

Professor da Faculdade de Arquitetura Coordenador do Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais Universidade Federal da Bahia

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos