Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

Autores

  • Ismael Soares Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Diniz Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência.

Palavras-chave : Competência em informação. Comportamento na busca de informação. Gestão da informação. Revisão de literatura como assunto. Ensino em saúde.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1202

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Soares Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, Brasil.

José Diniz Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, Brasil.

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos