A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação

Autores

  • Daniel Mendes Barbosa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marcello Bax Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.

Palavras-chave : Avaliação de ensino. Cursos de graduação. Design Science. Gestão da informação. Modelo de gestão da informação.

Link: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17841

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mendes Barbosa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Universidade Federal de Viçosa - UFV; Brasil.

Marcello Bax, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Brasil.

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos