Alfabetização informacional desde a infância: apontamentos a partir da pesquisa “tic kids online brasil”

Autores

  • Maximiliano Martin Vicente Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp
  • Mayra Fernanda Ferreira Universidade do Sagrado Coração

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências informacionais das crianças a partir dos usos que fazem da internet. Considerando a emergência de uma geração digital, que se relaciona naturalmente com as tecnologias, é importante analisar os interesses infantis e de que modo as crianças são formadas para fazer um bom uso das informações, isto é, se há um contexto e um processo de alfabetização informacional. Tendo como objeto de análise descritiva e de conteúdo os dados do relatório “TIC Kids Online Brasil 2015”, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, articulando-os com a proposta de Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco, verifica-se a necessidade de diretrizes para assegurar o acesso e o uso competente de informações pelas crianças. Ao garantir o acesso e um uso ético, criativo e crítico das informações, acredita-se na contribuição para uma infância ativa e cidadã em uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Alfabetização informacional. Infância. Tecnologias da informação e da comunicação. Formação infantil. Cidadania.

Link: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/44734

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Vicente, M. M., & Ferreira, M. F. (2017). Alfabetização informacional desde a infância: apontamentos a partir da pesquisa “tic kids online brasil”. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36873

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos