Imagem, memória e informação: o bergsonismo na ciência da informação

Autores

  • Solange Puntel Mostafa Universidade de São Paulo - USP
  • Miriam Paula Manini Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O artigo discorre sobre algumas teses de Henri Bergson em Matéria e Memória, como as diferenças de grau entre percepção e matéria, bem como as diferenças de natureza entre lembranças psicológicas e lembranças virtuais. A seguir, são apreciados os conceitos filosóficos de Gilles Deleuze sobre as imagens cinematográficas como Imagem-Movimento e Imagem-Tempo. Além disso, apresenta as reflexões de Mauricio Lissovsky acerca das imagens fotográficas e sua proximidade com Deleuze na busca por uma fundação do tempo no instante fotográfico, ilustrado com as fotografias de Cartier-Bresson. Compara os planos filosófico e científico com exemplos de indexação fotográfica, propostos no plano científico da Ciência da Informação, não para distinguir os diferentes planos ou contrastá-los em oposição, mas para instigar pensamentos e fazer pensar vindouras criações conceituais (filosóficas) para o ato da documentação fotográfica ou fílmica. Se a Ciência da Informação se beneficiar de tal filosofia, irá atualizar acontecimentos-conceitos em seu plano referencial.

Palavras-chave: Imagem-movimento. Imagem-tempo. Indexação de fotografias.

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/10633

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Mostafa, S. P., & Manini, M. P. (2017). Imagem, memória e informação: o bergsonismo na ciência da informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36876

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos