A formação da autoria na produção colaborativa na Ciência da Informação do Brasil

Autores

  • Edcleyton Bruno Fernandes da Silva UFMG
  • Edivanio Duarte de Souza UFPB

Resumo

Aborda a produção colaborativa no campo da Ciência da Informação no Brasil, buscando identificar a autoria e caracterizar a formação. Foi mapeada a produção apesentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. A amostra se referiu à produção apresentada nas edições XIII, XIV, XV e XVI. O levantamento foi realizado na base do repositório Benancib – Questões em Rede, que indexa e armazena as comunicações realizadas no encontro. Na caracterização da formação da autoria, foram verificados os currículos na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, quando necessário, nos sites dos Programas de Pós-Graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram verificadas 1.265 comunicações, sendo 264 realizadas de forma individual e 1.001 de forma colaborativa. Os resultados apontam que há múltiplas formações em diversas áreas do conhecimento presentes na produção científica da Ciência da Informação.

 

Palavras-Chave: Ciência da Informação. Produção Científica. Produção Colaborativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, UFMG

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Edivanio Duarte de Souza, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Memória