O contexto organizacional e seus reflexos no desenvolvimento de coleções: um estudo à luz das diferentes modalidades de bibliotecas

Autores

  • Jorge Santa Anna UFES

Resumo

Resumo: A formação e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas constituem um processo que vem sofrendo alterações ao longo dos tempos e que deve ser gerido com criteriosidade, haja vista viabilizar qualidade aos materiais incorporados ao acervo bibliográfico. Mesmo havendo diversas recomendações propostas pela literatura quanto às atividades de formar e desenvolver coleções, a realidade das bibliotecas costuma ser divergente em alguns aspectos. Portanto, este estudo objetiva analisar as atividades imbuídas nesse processo, realizadas em quatro distintas bibliotecas, contemplando as modalidades: pública, escolar, especializada e universitária. Pretende-se, através de análise comparativa de dados, apresentar a dispersão de procedimentos realizada na formação e desenvolvimento das coleções das respectivas bibliotecas analisadas. Através de entrevista aos gestores dessas unidades, constatou-se que em cada modalidade de biblioteca, ou em cada contexto organizacional/institucional, os procedimentos que sustentam o processo de formar e desenvolver coleções são diferenciados, sendo que, boa parte das atividades realizadas pela biblioteca especializada e universitária está condizente com as recomendações propostas pela literatura, enquanto que na biblioteca pública e escolar, a realidade é bem destoante. Infere-se que, mesmo sendo influenciadas pelo contexto organizacional/institucional, faz-se imprescindível o estabelecimento de uma política para formar e desenvolver coleções, de modo a facilitar a gestão das coleções e o desenvolvimento equilibrado do acervo.

Palavras-chave: Acervo bibliográfico. Formação e desenvolvimento de coleções. Gestão de coleções. Política de desenvolvimento de coleções.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1267/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, UFES

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos