A disseminação da informação: o papel do bibliotecário-mediador

Autores

  • Diego Andres Salcedo UFPE
  • Jhoicykelly Roberta Pessoa Silva UFPE

Resumo

Resumo: Destaca a mediação da informação como sendo a atividade primordial do bibliotecário. A trajetória da prática biblioteconômica a partir de duas vertentes: “preservação” e “disseminação”. Analisa a biblioteca como um instrumento cultural – a variedade de sua funcionalidade social. Salienta como frequentemente há um obscurecimento diante do papel daquele que é o agente precípuo da biblioteca e que, independentemente de sua especialidade, da instituição ou do suporte de informação com o qual trabalha, o bibliotecário é um mediador e que a preservação pode submeter-se a disseminação e não ao contrário.

Palavras-chave: Mediação. Bibliotecário. Informação.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1274/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Andres Salcedo, UFPE

Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco.

Jhoicykelly Roberta Pessoa Silva, UFPE

Graduanda em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Salcedo, D. A., & Silva, J. R. P. (2017). A disseminação da informação: o papel do bibliotecário-mediador. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/37009

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos