O bibliotecário como agente cultural: experiência vivida na biblioteca pública Argentina Lopes Tristão de Domingos Martins (ES)

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin UFES
  • Wellington Barcellos UFES

Resumo

Resumo: Relatar a experiência de atividades culturais a partir das ações da Biblioteca Pública do município de Domingos Martins no Espírito Santo, vivenciada pela bibliotecária dessa instituição, tornase objetivo desta comunicação. Trata-se de uma pesquisa descritiva que assumiu os contornos de um estudo de caso, para tanto, utilizouse de um questionário estruturado com a finalidade de realizar entrevistas com a gestora cultural da Biblioteca Pública Argentina Lopes Tristão. Os resultados demonstraram que a bibliotecária inicialmente trabalhou no planejamento de um momento de animação cultural, cujo objetivo era o entretenimento durante a implantação do projeto. Diante da postura profissional de quem realizou um projeto de ação cultural, a bibliotecária se coloca como agente cultural, permitindo, apesar das dificuldades encontradas pelo caminho, que o projeto tivesse uma imagem positiva perante a sociedade que recebeu o projeto de braços abertos. Os dados do projeto mostraram o despertar do interesse pela leitura da comunidade em geral e, assim, a biblioteca passou a ser mais vista pela sociedade, tendo visibilidade. Com isso, tornou-se possível concluir que este estudo deve servir de modelo para profissionais da área cultural e para os sujeitos da academia continuarem as investigações no âmbito desta temática que não se esgota com a realização desta pesquisa.

Palavras-chave: Atividade bibliotecária; Ação Cultural; Agente cultural; Gestão cultural.

Link:https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1276/pdf

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, UFES

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2015). Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Biblioteconomia (1998) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunto do Departamento de Biblioteconomia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (2007).

Wellington Barcellos, UFES

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos