Acessibilidade e serviços inclusivos para minorias sociais: a biblioteca do instituto nacional de educação de surdos

Autores

  • Sarah Miglioli IBICT
  • Gilmara Almeida Santos UNIRIO

Resumo

Resumo: Este artigo aborda o papel da biblioteca como propulsora do acesso e promoção da informação para minorias sociais. Expõe a importância da atuação da biblioteca na diversidade, cidadania e inclusão social. Trata-se de relato de experiência em acessibilidade para surdos na biblioteca do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Apresenta parâmetros de acessibilidade para surdos e propõe medidas para a integração do indivíduo surdo na biblioteca.

Palavras-chave: Acessibilidade. Pessoa com deficiência. Deficiência auditiva. Surdos. Minorias sociais.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1278/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Miglioli, IBICT

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecária do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC).

Gilmara Almeida Santos, UNIRIO

Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Biblioteconomia. Graduada em Letras, habilitação em Português e Literatura em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos