A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos

Autores

  • André Malverdes UFES
  • André Porto Ancona Lopez UNB

Resumo

A fotografia não somente constitui um tipo de representação icônica que goza de um extenso uso cultural e uma ampla trajetória histórica como também apresenta uma morfologia específica e um tipo documental com características específicas. Ao longo das duas últimas décadas, surgiu um grande interesse no âmbito das ciências sociais e humanas em torno da fotografia com uma abordagem interdisciplinar e enfoques historiográficos, da história das técnicas fotográficas, filosóficos, artísticos, antropológicos, sociológicos, psicológicos, semióticos, educativos, para citar aqui apenas alguns. Nossa pesquisa pretende enfocar a fotografia na perspectiva informativo-documental, examinando a imagem como evidência de um registro dentro de um sistema da informação, estudando a gestão dos fundos e coleções fotográficas, e do tratamento de seu conteúdo de representação icônica para gerar representações documentais secundárias, visando possibilitar a recuperação dos documentos e das informações nelas contidas. Partindo dessa perspectiva, buscaremos a partir de agora a contribuição de autores como Agustín Lacruz (2015); Benítez e Rodrigues (2006), Boadas i Raset (2001), Valle Gastaminza (1999), Lacerda (2013) e Lopez (2000), que irão corroborar na construção teórica de nossa pesquisa, no que diz respeito aos conceitos da fotografia e de suas características. Buscamos nesse breve apresentação elencarmos a problemática da fotografia dentro do âmbito do arquivo e conceituar os documentos fotográficos dentro de um estado de coisas. Uma vez reconhecido a fotografia como documento de arquivo é necessário estudos e reflexões sobre as atividades de arquivo como a avaliação, a classificação e a descrição arquivística e a sua aplicabilidade na fotografia como objeto de análise documental, seus métodos e possibilidades nos principais métodos de leitura de imagens.

Palavras-Chave:Documento fotográfico. documento de arquivo. imagem. fotografia.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/103427

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Biografia do Autor

André Malverdes, UFES

Doutorado em Doutorado Interinstitucional (DINTER) – UnB/UFES pela Universidade de Brasília, Brasil(2016)
Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo , Brasil

André Porto Ancona Lopez, UNB

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo -USPUSP. Professor da Faculdade de Ciência de Informação, Universidade Federal de Brasília – UnB

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Malverdes, A., & Lopez, A. P. A. (2017). A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/37068

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos