O recolhimento de acervos de instituições privadas extintas: o caso do parque industrial da Cidade Baixa e Península Itapagipana da cidade de Salvador

Autores

  • Eulina Nascimento Santo UFBA
  • Sérgio Franklin Ribeiro da Silva UFBA

Resumo

Este estudo aborda a preservação da memória, destacando a responsabilidade do Estado em recolher, manter sob sua custódia e proteger documentos privados de caráter público. Inicia-se com reflexões baseadas em estudos de alguns autores acerca da evolução dos arquivos e o prazer e a satisfação que o homem sempre teve de registrar suas memórias. Traça um panorama das concepções sobre preservação de memória e descreve-a tanto no campo técnico, como no científico. Apresenta um levantamento da legislação sobre gestão de documentos no que tange às responsabilidades do Estado e das instituições públicas custodiadoras dos arquivos. O estudo tem como objetivo averiguar se o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) executa atividades de recolhimento dos acervos institucionais privados, especificamente se recolheu o acervo documental das fábricas extintas outrora localizadas nas regiões denominadas de Cidade Baixa e Península Itapagipana, na cidade de Salvador. No que se refere à metodologia, a pesquisa é exploratória e descritiva, numa abordagem combinada de aspectos qualitativos e quantitativos. Quanto aos procedimentos, utilizou como estudo de caso as fábricas acima citadas e a coleta de dados empíricos envolveu a técnica de entrevista. A análise dos dados revelou um panorama insatisfatório, pois o Arquivo Público da Bahia não recolhe documentos de instituições privadas extintas e de caráter público, cabendo essa função à Fundação Pedro Calmon. A partir desses resultados, pôde-se concluir que o Estado vem cumprido, de forma parcial, a Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a preservação da memória.

Palavras-chave: Memória. Recolhimento. Gestão Documental.

Link: http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/132/66

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eulina Nascimento Santo, UFBA

Arquivista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sérgio Franklin Ribeiro da Silva, UFBA

Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Mestre em Ciência da Informação pela UnB. Professor do curso de Arquivologia da UFBA.

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos