O Espaço de Leitura da UFMG: uma biblioteca pública dentro da Biblioteca Universitária

Autores

  • Marina Nogueira Ferraz UFMG
  • Marília Abreu Martins Paiva UFMG

Resumo

O Espaço de Leitura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado em 2009 com a função de ser um espaço de lazer qualificado, um local de acesso a leituras e experiências diferentes daquelas oferecidas pelas bibliotecas das unidades acadêmicas, especializadas por natureza. Desde a sua criação esse objetivo tem sido buscado, mas não sem desafios. O relato da experiência desses quase oito anos mostra avanços e expansão de seu uso, mas também questionamentos e obstáculos.

Palavras-chave: Leitura literária. Biblioteca universitária. Incentivo à leitura.

Link: https://seer.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/4572/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Nogueira Ferraz, UFMG

É doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui graduação em Biblioteconomia pela UFMG (2002) e graduação em Psicologia pela FEAD (2012). Atualmente é bibliotecária da Biblioteca J. Baeta Vianna da Faculdade de Medicina da UFMG na área de pesquisa bibliográfica em bases de dados da área de saúde nacionais e internacionais. Atuou como coordenadora do Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG, Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais (2013-2016), Coordenadora da Hemeroteca Histórica de Minas Gerais (2010-2013), Coordenadora do Setor de Referência e Estudos da BPELB (2007-2012) e Coordenadora das bibliotecas escolares do Colégio Pitágoras- Cidade Jardim (2006-2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, bibliotecas universitárias, sistemas de bibliotecas, formação do leitor, biblioterapia, periódicos históricos e raros. Ministrou as disciplinas Biblioterapia, Leitura e Formação do Leitor e Orientação de Estágio Supervisionado para o curso de Biblioteconomia da ECI/UFMG. Atua em psicologia clínica para adolescentes e adultos com abordagem Existencial-Fenomenológico. Desenvolve pesquisa de doutoramento sobre as representações sociais das bibliotecas públicas.

Marília Abreu Martins Paiva, UFMG

Doutora (2016) e Mestre (2008) em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou a graduação em Biblioteconomia (2004). Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares.

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos