Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em arquivologia da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Michele Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Analisa o nível de desenvolvimento de competências pelos formandos do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, apresenta um embasamento teórico sobre competências na educação e formação do profissional arquivista e se desdobra por meio de um estudo de caso, sendo utilizado um questionário baseado nas competências definidas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquivologia (2008) contendo 23 competências em uma escala Likert onde se coletaram dados de duas turmas concluintes no período 2015. No tratamento dos dados, utilizou-se uma Análise de Agrupamentos, em que as competências são alocadas em grupos de três níveis e se faz uma relação entre as competências e as disciplinas ministradas no curso de Arquivologia da UFPB. Os resultados demonstram que, na opinião dos alunos, estes desenvolveram grande parte das competências em sua maioria e algumas competências obtiveram níveis baixos de obtenção.

Palavras-chave: Arquivologia. Competências profissionais. Formação do arquivista. Projeto Político Pedagógico. Universidade Federal da Paraíba.

Link: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/19753

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Michele Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos