Sociologia das profissões: análise do desenvolvimento da profissão de arquivista no Brasil

Autores

  • Leolíbia Luana Linden Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Caracteriza a sociologia das profissões em suas abordagens funcionalista, interacionista e neoweberiana. Trata da profissão de arquivista e seu desenvolvimento histórico e social fazendo uma análise das abordagens da sociologia das profissões tendo por objetivo analisar o processo de desenvolvimento da profissão do arquivista no Brasil à luz da sociologia das profissões. Para tal, busca caracterizar as teorias da sociologia das profissões, analisar as etapas de do processo de profissionalização no Brasil, identificar na profissão de arquivista o cumprimento das etapas de desenvolvimento das profissões no Brasil e propõe reflexões acerca da profissão de arquivista.

Palavras-chave: Arquivista no Brasil. História do Arquivista. Sociologia das Profissões.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1343/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leolíbia Luana Linden, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Linden, L. L. (2017). Sociologia das profissões: análise do desenvolvimento da profissão de arquivista no Brasil. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/37132

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos