Biblioteca pública de Santa Catarina: história e organização (1854-1889)

Autores

  • Helen Moro de Luca Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade Federal da Santa Catarina
  • Fernanda de Sales Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

Esse artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado profissional que está sendo realizada na área de Gestão da Informação e tem por objetivo apresentar um recorte historiográfico da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), desde sua fundação em 1854 até a Proclamação da República do Brasil, em 1889. A criação e expansão dessa instituição estão inseridas num contexto histórico cultural de instalação e ampliação das bibliotecas públicas brasileiras. Descreve a organização da composição do acervo inicial da BPSC, nos anos de atuação no referido período. Utiliza a pesquisa documental de cunho histórico, com análise de dados na perspectiva da abordagem metodológica das cinco dimensões da análise documental, proposta por André Cellard.

Palavras-chave: Biblioteca Pública de Santa Catarina – História; História das Bibliotecas; Formação e desenvolvimento de coleções; História; Biblioteconomia.

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1336/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Moro de Luca, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGINFO) na linha Informação, Memória eSociedade, Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC.

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade Federal da Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGINFO - UDESC), na linha de Informação, Memória e Sociedade, Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC. Doutora em História pela UFSC.

Fernanda de Sales, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação no Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC. Doutora em Educação pela UDESC.

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos