A atividade de produção de informações estratégicas: o caso da gestão comercial das empresas de mídia impressa em Brasília

Autores

  • Karla Lustosa de Mello Carvalhal Universidade de Brasília - UnB
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Trata do modelo teórico de produção de informações estratégicas, proposto em nove princípios por Washington Platt (1974), na forma de produção de informações estratégicas no departamento comercial de empresas de mídia impressa em Brasília. Por meio desses princípios, da inteligência competitiva e da gestão da informação, o artigo utiliza o modelo do referido autor como parâmetro, para analisar a realidade do processo de tomada de decisão dos executivos das organizações de mídia impressa no que tange à produção e uso das informações estratégicas. O pressuposto estudado encontrou no método de produção de informações estratégicas o auxílio necessário para as decisões das organizações e a reversão da situação de risco de manutenção do negócio em um mercado em declínio. A pesquisa pretendeu preencher a lacuna existente de estudos em organizações de mídia impressa, relevantes na Sociedade da Informação sob a ótica da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Gestão da informação. Inteligência competitiva. Planejamento estratégico. Produção de informações estratégicas. Tomada de decisão.

Link: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/18004

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Lustosa de Mello Carvalhal, Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos