Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação

Autores

  • Arthur Coelho Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Marco Schneider Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Anna Brisola convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A magnitude das informações circulantes nas sociedades contemporâneas faz com que seja cada vez mais urgente a aquisição de ferramentas necessárias para a absorção, avaliação e utilização dessas informações pelos indivíduos. Defenderemos, no presente artigo, que esse caminho passa pelo pensamento reflexivo e pelo gosto informacional, disposições que se apresentam como contribuições essenciais para o desenvolvimento de uma competência crítica em informação. Para tanto, recorreremos tanto às pesquisas de cientistas da informação sobre a chamada critical information literacy quanto à proposta pedagógica de Paulo Freire para o desenvolvimento do pensamento crítico, incorporando, também, apontamentos de filósofos e outros pensadores que dissertaram a respeito do gosto pelo conhecimento.

Palavras-chave: Competência em informação. Competência crítica em informação. Pensamento reflexivo. Gosto. Paulo Freire.

Link:http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31114

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Coelho Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Docente permanente no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação do convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: arthurbezerra@ibict.br.

Marco Schneider, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Pesquisador adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Docente permanente no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação do convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no Programa de PósGraduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense, Brasil. E-mail: art68@gmail.com.

Anna Brisola, convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: anna.brisola.jor@hotmail.com.

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos