Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação

Autores

  • Pedro Alves Barbosa Neto UFRN
  • Luciana Moreira Carvalho UFRN
  • Jacqueline de Araújo Cunha UFRN

Resumo

No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias. Em continuidade foi apresentada a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, como resultado, foi apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN.

Palavras-chave: Reformulação curricular. Currículo Mínimo. Diretrizes Curriculares Nacionais. Graduação em Biblioteconomia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Link: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579/8155

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Alves Barbosa Neto, UFRN

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Luciana Moreira Carvalho, UFRN

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto - Portugal. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Jacqueline de Araújo Cunha, UFRN

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IBICT). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos