Desconstruindo a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação: aproximando os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

  • Zayr Claudio UFMG
  • Marlene Oliveira UFMG

Resumo

Aborda ainterdisciplinaridade da ciência da informação e sua natureza constituída epistemologicamente. Problematiza esse status epistemológico interdisciplinar discutido metodologicamente por meio de indícios quantitativos e da representação de enunciados adotados na literatura científica.Por meio deuma revisão de literatura,propõeum diálogo entre a interdisciplinaridade na ciência da informação e os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. A dita “natureza interdisciplinar” da ciência da informação, constituída por meio da representação e da retórica, necessita de aproximações metodológicas de cunho empírico as quais possam observar um processo de construção sociocultural da interdisciplinaridade.Assim, sãoponderadas as redes empíricas de sua produção científica, tendo em vista as inscrições literárias, as práticas de ensino, negociações políticas de programas de pesquisa e programas disciplinares e as controvérsias coexistentes entre pesquisadores, cujas atividades deslocam e remontam constantemente seus diversos atores interdisciplinares (pesquisadores, conceitos, teorias, métodos e outras linguagens disciplinares). Há uma estabilização por meio de um processo naturalizador condicionado pela representação e pela retórica de enunciados e discursos na ciência da informação, que precisam não só de aprofundamentos epistemológicos, mas, também de estudos de abordagens pragmáticas que possam enfatizar relações entre conteúdos e contextos envolvidos na prática tecnocientífica.

Palavras-Chave: Ciência da Informação. Interdisciplinaridade.Natureza Interdisciplinar. Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sociologia da Ciência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zayr Claudio, UFMG

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Doutorando em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Marlene Oliveira, UFMG

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Pesquisas em andamento