As interfaces entre biblioteconomia e ciência da informação

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva UFCA

Resumo

Trata das interfaces entre Biblioteconomia e CI. Como ponto de partida, a seguinte pergunta que foi apresentada: quais possíveis interfaces entre Biblioteconomia e Ciência da Informação? O objetivo é apresentar e discutir os fundamentos históricos, epistemológicos, curriculares e disciplinares (e suas derivações) que norteiam as interfaces entre Biblioteconomia e CI, considerando as percepções particularizadas e aproximadas destes fundamentos. Concluo que as interfaces entre Biblioteconomia e CI é sustentada por fundamentos históricos, epistemológicos, curriculares e disciplinares, aferindo que o olhar integrado sobre estes fundamentos preconiza uma concepção holística de cunho transversal, reticular e recíproco da interface entre as duas áreas.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Ciência da Informação. Interfaces. Fundamentos – históricos – epistemológicos – curriculares – disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, UFCA

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri, Brasil. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia - Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Memória