Capacidade Absortiva, Aprendizagem e Memória Organizacional: Fatores antecedentes com Efeitos no Processo de Inovação

Autores

Resumo

O processo de inovação representado pelo funil contempla as etapas de: pesquisa, desenvolvimento e comercialização. Cada uma destas etapas requer informação e conhecimento que pode ser interno ou disponível no ambiente externo. O objetivo desta pesquisa em andamento é verificar as potencialidades de três fatores: Capacidade Absortiva, Aprendizagem Organizacional e Memória Organizacional no âmbito do processo de Inovação, no sentido de melhorar a performance no uso de conhecimento interno e externo. A informação estratégica de mercados específicos, por exemplo, pode fundamentar a decisão sobre as formas de divulgar um bem ou serviço. Ou o conhecimento técnico de um parceiro pode ser útil para o desenvolvimento de um novo projeto. Trata-se de um estudo exploratório e bibliográfico, nesta fase pauta-se na literatura e estudos empíricos sobre a interface de cada um destes fatores com proposta de uni-los para uma abordagem integrada com efeitos no processo de inovação. Os resultados desta análise são representados numa figura que apresenta os três fatores como antecedentes das atividades relacionadas ao processo de inovação. Embora sejam resultados preliminares, a pesquisa aponta insights para o papel destes três fatores no âmbito da inovação. No campo da Ciência da Informação, estes fatores podem ser considerados instrumentos de gestão estratégica e também enquanto suporte na obtenção e recuperação de informação para o desenvolvimento de inovação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL, Portugal

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento