Hipertexto: avanços da comunicação, abordagem histórica os efeitos sociais

Autores

  • Jean Fernandes Brito Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Essa resenha aborda os avanços da comunicação, apontando de maneira cronológica cada etapa de sua transformação, a partir das ideias de Cláudia Augusto Dias expressas no artigo: “Hipertexto: evoluções históricas e efeitos sociais”. Este faz uma trajetória da comunicação oral e interativa, em que o homem era o suporte responsável por transmitir as informações, englobando posteriormente a comunicação escrita, que era baseada em textos lineares, com o uso de alfabetos para sua construção, até a chegada, consequentemente, do hipertexto. Importante considerarmos que a comunicação escrita não substituiu a oralidade, mas sim aliou-se a esta, abrindo caminho para novas formas de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Fernandes Brito, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Ciência da Informação pela Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN - UFSC)

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Brito, J. F. (2018). Hipertexto: avanços da comunicação, abordagem histórica os efeitos sociais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39078

Edição

Seção

Resenhas de livros/artigos/mídia