A Importância dos documentos de memória existentes nas bibliotecas universitárias, técnicas e científica: a responsabilidade social dos bibliotecários nessas instituições.

Autores

  • Luciana de Souza dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Discorre acerca da importância da preservação dos artefatos de memória acondicionados nas bibliotecas universitárias e demais instituições históricas, técnica ou científicas. Cita os exemplos das bibliotecas do Museu Nacional e da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Ressalta a responsabilidade social do bibliotecário atuante nas instituições detentoras desse tipo de acervo. Sugere algumas medidas simples que podem auxiliar os bibliotecários no processo de preservação e acesso a informação.

Palavras-chave: Memória. Preservação de Acervos. Acesso. Responsabilidade Social. Bibliotecas Universitárias.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/305/639

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Souza dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bibliotecária da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

 

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Santos, L. de S. dos. (2018). A Importância dos documentos de memória existentes nas bibliotecas universitárias, técnicas e científica: a responsabilidade social dos bibliotecários nessas instituições. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39159

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos