A (in)acessibilidade nas bibliotecas universitárias: a interação entre o bibliotecário de referência e o usuário com deficiência.

Autores

  • Michelle Karina Assunção Costa Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

Apresenta parte dos resultados da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com o objetivo de refletir sobre a formação formal e continuada do bibliotecário para a interação com usuários deficientes visando à inclusão e acessibilidade nos ambientes das bibliotecas universitárias. O objeto de estudo é, primordialmente, o bibliotecário de referência. Os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica, a consulta a matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia no estado de Minas Gerais, entrevista semiestruturada com oito bibliotecários que atuam na função de bibliotecário de referência do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com três alunos com deficiência (auditiva, física e visual) matriculados nos cursos da UFMG e com a Diretoria do Sistema de Biblioteca e por fim, utilizou a técnica de observação nos espaços das bibliotecas universitárias em que trabalham os entrevistados.

Palavras chave: Formação do bibliotecário. Bibliotecas universitárias. Alunos com deficiência. Acessibilidade; Inclusão.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/479

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Karina Assunção Costa, Universidade Federal de Minas Gerais.

Bibliotecária da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutoranda em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos